Respostas a perguntas frequentes no Dojo
Facilitando a vida do iniciante
Caso ainda tenha perguntas, fique à vontade:
Entre em contato conosco por email, telefone, facebook ou twitter. Se preferir venha conhecer o Dojo e conversar conosco pessoalmente. Você será muito bem recebido!
A prática do Aikido pode ser adaptada para suas necessidades e capacidades. No entanto, se você é sedentário, convém consultar um médico para saber quais as suas limitações no momento.
Sim. Mas você vai começar a praticar lentamente. Gradualmente seu corpo estará mais adaptado a treinar com mais vigor. Todo este processo tem como foco a sua segurança e bem-estar durante a prática.
Não. No Linsei Dojo o estudo da técnica é realizado com uma grande margem de segurança. Assim conseguimos um nível técnico extremamente elevado e praticantes aptos a executarem movimentos corretos e firmes. Quando o praticante é liberado para a prática mais vigorosa e rápida a sua percepção do movimento já atua como um fator natural de proteção. Além de tudo isso, o fato de não haver competições permite o cuidado e o respeito pelo parceiro, caso ele ainda não esteja apto a realizar movimentos mais rápidos.
Não. Os estudantes avançados podem aprender com os novatos, e a vontade de ajudar os iniciantes é parte do espírito do Aikido. Esta ajuda não é expressa oralmente, mas na atitude de treinar com sinceridade e respeitando sempre as limitações do parceiro naquele momento.
Não. Há uma filosofia de respeito pela vida, de reverência e gratidão aos ensinamentos recebidos, mas não práticas religiosas.
Definitivamente não. Há termos japoneses que fazem parte do Aikido, mas eles vão gradualmente se infiltrar na sua memória quando você ouvi-los durante as aulas.
Dependerá da freqüência com que você pratica, sua determinação e se você está apto a realizar as técnicas num nível mais avançado e o seu comprometimento com o Dojo. O período de treino é em média sete anos até estar apto a prestar o exame. Mas lembre-se: fazer o exame para shodan (faixa-preta) não garante que você será aprovado. O ideal é treinar sempre. Sem se preocupar com a graduação e sim com o aperfeiçoamento técnico e pessoal.
Sim. O Aikido é uma forma de auto-defesa muito poderosa e eficaz. A prática constante e o treinamento correto levam a níveis de percepção essenciais para a auto-defesa. As técnicas do Aikido são uma evolução de técnicas utilizadas no campo de batalha no Japão antigo. Ainda mais eficientes e mais abrangentes.
O seu fundador, Mestre Morihei Ueshiba, treinou várias antigas artes de combate japonesas (Kobudo). O Aikido, no entanto, não é kobudo. É um budo moderno que não admite qualquer forma de competição e privilegia o treinamento do corpo e mente em conjunto. Além disso, nos traz vários aspectos da cultura japonesa: como o respeito, a gratidão, a tranqüilidade e a paz de espírito. A prática do Aikido se traduz no treinamento diário do corpo e da mente, forjando um caráter forte e um corpo saudável, proporcionando ao praticante um estado de espírito harmônico. Esta capacidade de sentir, estar presente por inteiro no momento e no movimento se chama ki shin tai ichinyo (corpo, mente e espírito num só movimento) e essa atitude é decisiva num embate, como é o caso da auto-defesa. Mas deve ser pensada também para solucionar os conflitos do dia a dia, evitando o choque direto, facilitando a tomada de decisões ou melhorando o relacionamento com outras pessoas. Segundo o Mestre Morihei Ueshiba (fundador do Aikido): “Aiki não é apenas uma técnica para lutar ou se defender de um inimigo. É um modo de reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma família.”. Outro ensinamento do fundador: “A Arte da Paz começa em você... Todos temos um espírito que pode ser refinado, um corpo que pode ser treinado de certa maneira, um caminho a trilhar... Alimente a paz em sua própria vida e aplique logo a arte a tudo o que encontrar.”